Projeto inclui pacientes com fibromialgia em atendimento preferencial

O projeto de lei que inclui pacientes com fibromialgia na lista de atendimento preferencial e vagas especiais de estacionamento está em tramitação na Câmara de Vereadores de Taió. A proposta sugerida pelo vereador Aroldo Peicher Junior “Peixinho” (MDB) está na fase de apreciação nas comissões permanentes e deve seguir para votação em plenário na próxima semana.

O texto da proposta inclui os pacientes com fibromialgia nas filas especiais para atendimentos em empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas. As instituições que recebem pagamentos de contas como agências lotéricas, cooperativas de crédito e bancos devem direcionar as pessoas com fibromialgia para o atendimento preferencial que já é concedido para idosos, gestantes, e pessoas com necessidades especiais.

Do mesmo modo, a proposta também garante a esses pacientes o direito de estacionarem em vagas especiais. A identificação para o benefício às vagas de estacionamento será permitida por meio de cartão adesivo que será expedido pelo Executivo Municipal por meio de comprovação médica.

A proposta garante ainda atendimento preferencial em sessões de fisioterapia fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde. “A fibromialgia é uma doença crônica que causa muitas dores pelo corpo e transtornos aos pacientes, ainda não existe cura, mas o tratamento é fundamental para garantir mais qualidade de vida. Temos que adotar medidas que permitam a essas pessoas melhores condições de atendimento no momento em que buscam acessar serviços”, declarou o vereador Peixinho.

Após análise e aprovação pelas comissões permanentes o projeto seguirá para apreciação em plenário para votação em dois turnos.