Sessão Solene homenageia a história do Centenário de Taió

A Câmara de Vereadores de Taió homenageou 11 pessoas com a Comenda do Centenário de Colonização do Município. A Sessão Solene foi realizada nesta segunda-feira (11), no Salão Paroquial da Igreja Matriz. A solenidade foi composta pelos nove vereadores, pelo prefeito de Taió, Almir Reni Guski, a primeira-dama Marlisa Martins e o deputado estadual, Milton Hobus que representou o Governo do Estado.

As homenagens contemplaram os municípios ao qual o território de Taió já pertenceu antes da emancipação político-administrativa, como São Francisco do Sul, Blumenau e Rio do Sul. Os municípios cujo território já pertenceu a Taió, como Rio do Campo, Salete e Mirim Doce também foram lembrados. Todos estes municípios estiveram representados por bandeiras que foram trazidas por alunos da Escola Municipal Adolpho Ewald, que vieram vestidos com o uniforme da Fanfae (Fanfarra da Escola Adolpho Ewald).

Os hinos do Brasil e de Taió foram interpretados por Vitor Kindel Sardagna, aluno da Escola de Ensino Fundamental Leopoldo Jacobsen acompanhado de músicos instrumentistas da Casa da Cultura de Taió.

Os homenageados foram recepcionados pelas autoridades e pela realeza da festa do Centenário de Colonização de Taió, a rainha Gabriella Muniz e as princesas Alice Bozan e Tamara Cristiane dos Santos Andrade.

O presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Maestri (PSD) entregou a Comenda do Centenário ao senhor Moacir Bertoli, ex-prefeito de Taió, fundador da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), deputado estadual por três mandatos, foi presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e governador de Santa Catarina.

O vereador Ademir Valle - Biro (PSD) homenageou o professor Waldemar Rodrigues (Napoleão), o professor Konrad Kleinschmitz, autores dos arranjos do Hino de Taió e a cantora Denize Purnhagen, primeira intérprete que gravou o hino do município.

O vereador Aroldo Peicher Júnior – Peixinho (PMDB) entregou a comenda, ao professor Lírio Luiz Volpi, autor da letra do Hino de Taió. Como gesto de gratidão pela homenagem, o homenageado retribuiu e presenteou o Legislativo, com um quadro com a letra do hino, que foi recebido pelo presidente da Câmara, Tiago Maestri.

O vereador Eduardo Poffo - Dudu (PSDB), entregou a comenda à empresária Márcia Hosang, que representou a Rádio Educadora, emissora com sede no município e que começou a operar em abril de 1979 na região.

O vereador Jaci de Liz (PSDB) homenageou a senhora Cecília Hackbarth, que foi uma das primeiras pessoas a nascer e ser registrada no cartório em Taió, hoje moradora da localidade de Ribeirão Pequeno.

O vereador Jair Alberto das Neves - Jinho (PP) homenageou a senhora Lisete Hosang, escritora que integra a Academia Brasileira de Letras do Brasil de Santa Catarina-Seccional de Taió e a primeira presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O vereador Joel Sandro Macoppi (PP) entregou a comenda ao senhor Jordelino Cardoso, nascido antes mesmo da colonização do município, o homenageado tem 110 anos e foi morador de Taió, hoje reside no Lar Luiz Bertoli, em Rio do Oeste.

O vereador Klaus Dieter Diel (PMDB), entregou a comenda ao professor e historiador Fiorelo Zanella, presidente da Academia Brasileira de Letras do Brasil de Santa Catarina-Seccional de Taió e autor da mais completa obra sobre a história do município.

O vereador Valdecir João da Cruz - Capilé (PR) homenageou o agente técnico da Câmara de Vereadores de Taió Wanderlei Salvador, Membro da Academia Brasileira de Letras do Brasil de Santa Catarina-Seccional de Taió, o livro escrito por ele ‘Setembrino, o rei do gatilho’  irá virar roteiro de filme.