Vereador apresenta município aos chineses

O vereador Joel Sandro Macoppi (PP) apresentou o município de Taió a um grupo de investidores chineses do setor madeireiro, que tem interesse em instalar uma empresa no município, eles atuam na área de fabricação de portas, janelas e móveis.

Os representantes da China e o vereador se reuniram nesta segunda-feira (04) com o prefeito Almir Reni Guski no gabinete da prefeitura, onde foi apresentada a intenção de investimentos. O vereador Macoppi explica que a valorização do dólar em relação ao real e a quantidade de áreas de plantio de reflorestamento na região foram os principais atrativos. “Eles querem montar uma parceria e vieram procurar o Município para ver a viabilidade de incentivos para a instalação de uma fábrica, como o serviço de terraplanagem do terreno”, disse.

O objetivo é implantar uma unidade para serrar e beneficiar a madeira que é exportada para a China, hoje os chineses compram e enviam a madeira verde ao país de origem. O grupo já possui unidades terceirizadas em localidades de Rio do Campo e Witmarsum e se prepara para instalar um escritório de importação e exportação em Salete.

O vereador Macoppi ressalta que esta pode ser uma boa oportunidade de geração de empregos para o distrito de Passo Manso. “Oferta de emprego está bem escasso lá, outro benefício pode ser o valor agregado que o Município pode ganhar com a movimentação financeira, pode ser o início de uma boa parceria”, falou.

O prefeito avaliou como positiva a primeira reunião e analisou que novamente o ciclo da madeira começa a se destacar na região, através de reflorestamentos de pinus e eucalipto. “Sempre que envolver investimento o Município tem interesse. Precisamos gerar cada vez mais empregos e também renda. Eles estão à procura de parceiros e a primeira conversa foi muito interessante”, concluiu Guski.