Vereador destaca número de nascimentos em Taió

O número de partos realizados em Taió nos últimos sete meses surpreende, de setembro a março foram 153 nascimentos registrados no Hospital e Maternidade Dona Lisette. A média é de praticamente 22 bebês por mês.

Os números foram apresentados e destacados pelo vereador Klaus Dieter Diel (MDB), em sessão legislativa da Câmara de Taió. Durante o discurso no uso da tribuna livre ele creditou os resultados, ao Instituto Vidas, que assumiu a gestão da unidade hospitalar. “Isso é motivo de orgulho, quero parabenizar toda a equipe do Instituto Vidas, que mantém os profissionais para que esses atendimentos sejam realizados”, destacou.

Os números são ainda mais surpreendentes em março, com 31 nascimentos, ou seja, média de um por dia. O vereador observou que o município voltou a ter registro civil de crianças taioenses, e disse também que a realização de partos em Taió, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), têm gerado mais segurança e comodidade para as famílias, que antes precisavam se deslocar para cidades como Rio do Sul, Lages e Blumenau. “Era um risco para as gestantes que precisavam estar na estrada, agora não. Sem contar a tranquilidade para a família, que logo após o nascimento, pode visitar o bebê no hospital em Taió”, resumiu.

Ao encerrar a fala na tribuna, o vereador lembrou que os atendimentos prestados pelo Instituto Vidas, podem ser estendidos aos municípios próximos e que os gestores precisam analisar essa iniciativa feita pela administração Almir e Alexandre, em Taió. “Os municípios vizinhos precisam ficar atentos para esse potencial, com profissionais qualificados aqui em Taió, é hora de valorizar o Instituto Vidas e pensar a Saúde de maneira regionalizada”, concluiu.