Vereador faz indicação para atender agricultores durante estiagem

O vereador Eduardo Poffo ‘Dudu’ (PSDB) fez uma indicação encaminhada ao Executivo por meio de anteprojeto, para que o Governo Municipal não faça a cobrança de horas de máquina em serviços de abertura de bebedouros para animais, nas propriedades rurais.

A medida visa evitar gastos aos agricultores nesse período de dificuldades enfrentadas pelo baixo nível dos rios, provocado pela estiagem que atinge Santa Catarina. “Essa estiagem que estamos enfrentando traz uma dificuldade muito grande aos produtores rurais, então faço esse pedido para evitar que os agricultores tenham mais gastos, com a abertura desses bebedouros para o gado”, declarou o vereador.

A chuva está abaixo da média esperada desde o ano passado, segundo apontam levantamentos meteorológicos. De acordo com o site do Ciram, o levantamento dos níveis dos rios da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí Açú, aponta o trecho da Barragem Oeste, como nível de alerta.

Em outras cidades da região do Alto Vale a situação se repete segundo o que aponta o levantamento, é o caso de Vidal Ramos, na localidade de Salseiro. Em Vitor Meirelles, o nível da Barra do Prata é de atenção.

Já em outros pontos da região a tendência é de nível de emergência, é o caso de Chapadão do Lageado, José Boiteux, e de Salete na Ponte Moratelli.