Vereador sugere que Defesa Civil desassoreie rios durante a estiagem

Ao mesmo tempo em que preocupa pelo risco de comprometimento do abastecimento, o baixo nível dos rios se revela como condição oportuna para que seja feito o desassoreamento de rios. O vereador Klaus Dieter Diel (MDB) fez indicação (Nº 023/020) para que a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina seja oficiada para realizar serviços de desassoreamento dos rios Itajaí do Oeste e Taió.

Com lâmina de água em níveis muito abaixo da média, os serviços de dragagem e limpeza no leito dos rios podem ser realizados de forma menos complexa e com menor impacto financeiro. “O momento é propício para o desassoreamento, o maquinário e os trabalhadores poderão executar esse serviço com mais agilidade e eficiência, isso vai gerar economia de tempo e de dinheiro”, informou o vereador no documento.

A sugestão beneficiaria até mesmo outros municípios do Alto Vale do Itajaí, uma vez que o Rio Itajaí do Oeste é um dos afluentes do Rio Itajaí-Açu, que se forma no município de Rio do Sul.