Vereadores de Taió acompanham trabalhos da Gerência Regional de Educação

A sessão da Câmara de Vereadores da segunda-feira (13/11) teve como um dos temas centrais a Educação. O gerente regional de Educação, Moacir de Melo, foi o convidado do Legislativo para comparecer a sessão ordinária e apresentar o trabalho, os números e o desempenho da pasta neste ano.

A Regional atende 20 escolas em seis municípios (Mirim Doce, Pouso Redondo, Rio do Campo, Salete, Santa Terezinha e Taió) que são abrangidos pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Taió, e conta com 16 profissionais para atender as demandas da Educação.

Um dos temas que mais se destacou durante a tribuna livre utilizada por Melo foi a merenda escolar. O gerente regional explicou que o processo de informatização e contagem automática das refeições servidas nas escolas tem representado uma economia significativa de até 20%, o sistema já está em funcionamento em 13 das 20 unidades da Regional. “Será implantado em todas as escolas porque a gente percebeu que a economia e a qualidade na contagem da merenda ficaram muito eficazes, com isso a gente respeita o dinheiro público e dá mais transparência”, afirmou.

A participação de produtos da agricultura familiar na merenda também foi abordada, segundo Melo, hoje o percentual para a compra é de 33%, os produtos não são comprados diretamente dos produtores devido aos processos de licitação que são realizados e que muitas vezes são vencidos por associações e cooperativas de outras regiões, uma das que fornece alimentos para as escolas da ADR de Taió, por exemplo, é registrada em Joinville. Ele defendeu a regionalização da compra de produtos agrícolas para a merenda, proposta de emenda que já está em análise na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). “A intenção é aumentar a aquisição de produtos da agricultura familiar na região, para fazer com que esses recursos que são investidos na alimentação, fiquem na região ajudando os pequenos produtores”, declarou.

Acompanhamento

O Professor Online foi outro tema lembrado na tribuna, o programa permite que os pais possam fazer o acompanhamento da vida escolar dos filhos por meio da internet, para isso basta utilizar o número da matrícula do aluno no sistema, para ter acesso ao agendamento de provas, trabalhos de recuperação, anotações dos professores e as notas das avaliações. “O acesso pode ser feito diariamente”, disse.

Infraestrutura

O gerente regional de educação aproveitou os minutos finais para informar que as obras de reforma e ampliação da Escola de Educação Básica Leopoldo Jacobsen estão previstas para iniciar ainda neste ano. “Depois de alguns anos de busca estamos aguardando a assinatura do contrato para que a obra seja executada no mês de dezembro”, comentou. A conclusão da quadra esportiva da Escola de Educação Básica Luiz Bertoli também foi lembrada, segundo Melo a obra deve se retomada nas próximas semanas e os trabalhos seguirem definitivamente até a conclusão.