Vereadores se preocupam com estiagem e falta de água

Mais Imagens

A estiagem que a região Sul do Brasil enfrenta, principalmente o estado de Santa Catarina, foi motivo de preocupação abordado na sessão legislativa realizada por videoconferência, nesta segunda-feira (27) em Taió. Os vereadores demonstraram preocupação com a situação, que tem influenciado nos níveis de ribeirões e rios existentes no território taioense.

Embora a situação mais crítica se encontre no Oeste e no Extremo Oeste catarinense, municípios do Alto Vale do Itajaí encontram-se em estado de atenção e alerta e alguns até mesmo de emergência quanto aos níveis dos rios.

Os vereadores recomendam a população que racionem o uso de água para evitar o desabastecimento e também sugeriram campanhas de conscientização para o consumo adequado e consciente, diante de volumes insuficientes de chuva para restabelecer a normalidade nos níveis dos rios, principalmente nos pontos de captação de água.

Entre as recomendações feitas pela Defesa Civil do Estado estão: a checagem de vazamentos no encanamento das residências; ensaboar toda a louça antes do enxague das peças; aproveitar a água da chuva para molhar as plantas, caso necessite utilizar água tratada, que se evite a mangueira e se opte pelo regador; evitar lavar calçadas e veículos com mangueiras; reaproveitar a água da máquina de lavar para a limpeza de calçadas; não tomar banhos demorados; e evitar manter a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Moções de Aplauso

O vereador Valdecir João da Cruz ‘Capilé’ (PL) propôs duas moções de aplausos que foram aprovadas pelos demais vereadores. A primeira moção (012/2020) parabeniza a Polícia Militar de Taió, pela comemoração do dia da PM, celebrado em 21 de abril. A segunda moção de aplausos (013/20) foi conferida ao Grupo de Escoteiros Pedra Áurea, pela comemoração do Dia Mundial do Escoteiro, celebrado em 23 de abril.

Pedidos de Providência

O vereador Jair Alberto das Neves ‘Jinho’ (PP) apresentou pedido de providência para que a Secretaria do Distrito de Passo Manso, conclua os trabalhos realizados de melhorias e conservação do trecho de estrada de chão da SC-350, que liga Taió ao município de Santa Cecília.

O vereador Aroldo Peicher Junior ‘Peixinho’ (MDB) apresentou três pedidos de providência: o primeiro trata de reparos necessários na iluminação pública no trecho entre a Escola Estadual Leopoldo Jacobsen até a Rua Roberto Mayer; o segundo pedido também foi por reparos na iluminação pública, só que entre a Cancha do Souza até o Colégio Cenesita Nossa Senhora de Fátima (CNEC); o terceiro pedido foi para limpeza de bueiros na parte pavimentada da Rua Bertoldo Jacobsen.

Indicações

O vereador Jinho recomendou ao Executivo, que realize campanha intensiva de racionamento de água tratada no município de Taió, em virtude da estiagem, que atinge todo o território do estado de Santa Catarina.

O vereador Capilé recomendou estudos para que o Executivo faça estudos para realizar a primeira festa da suinocultura de Taió, em virtude da crescente produção de suínos e construção de granjas no Município.