Câmara Estudantil aprova mudanças na escolha dos integrantes

Os vereadores estudantis se reuniram na noite desta quarta-feira (22), para realizar a 5ª sessão ordinária de 2023. Devido ao momento delicado provocado pelas cheias em boa parte do município, a reunião foi realizada de modo remoto e foi orientada pelo coordenador do programa, Wanderlei Salvador.

Na sessão, os vereadores aprovaram uma alteração no programa, que impacta na escolha dos integrantes para o ano que vem. A partir do próximo ano, os alunos matriculados no 6º ano irão participar apenas como eleitores, enquanto os estudantes do 7º ao 9º ano disputam as eleições nas escolas.

O coordenador da Câmara Estudantil explica que o programa busca medidas que se assemelham às regras de um parlamento adulto, adaptado à realidade dos jovens estudantes. "Em uma eleição normal, jovens que têm 16 anos e não completaram 18 anos, podem votar, porém não podem ser votados. Essa mudança aprovada ontem tem essa relação, de preparar os jovens para essa realidade", destacou Salvador.

Essa é a segunda alteração que o programa implantou. Na transição da primeira para a segunda turma, foi implantada uma regra para ser usada de comparação com a Lei da Ficha Limpa. Na adaptação para o programa, alunos que reprovaram no ano anterior às eleições, ou perderam o mandato de vereador estudantil por faltas, não podem concorrer.

A próxima sessão da Câmara Estudantil está programada para a primeira quinzena de dezembro e deve marcar o encerramento da segunda turma.