Estrutura e serviços do hospital são detalhados em sessão da Câmara de Taió
Diretora do Hospital e Maternidade Dona Lisette apresentou serviços prestados e antecipou números de 2025
A estrutura e os serviços prestados no Hospital e Maternidade Dona Lisette foram temas tratados na sessão da Câmara de Vereadores de Taió, realizada nesta segunda-feira (11) A diretora da unidade hospitalar Dirce Karina Mewes Bauchspiess utilizou a tribuna durante a 29ª sessão ordinária de 2025.
O convênio que o Município tem com o hospital em apoio à Secretaria da Saúde foi detalhado, A parceria firmada há anos, hoje disponibiliza consultas ambulatoriais nas especialidades de psiquiatria, otorrinolaringologia, ortopedia, urologia, ginecologia, endocrinologia, cirurgia vascular, proctologia e cirurgia geral.
O convênio prevê ainda exames laboratoriais, exames eletivos como endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia, cirurgias de baixa e média complexidade, sobreaviso de obstetrícia, além do atendimento de urgência e emergência no Pronto Atendimento.
Neste ano o hospital já prestou atendimento para 16.253 pacientes, com 330 internações clínicas, 162 cirurgias eletivas, 168 partos, 3.251 consultas ambulatoriais, 7.253 exames laboratoriais e 1.335 exames eletivos.
A diretora esclareceu que a melhoria no atendimento com investimentos tem sido uma busca constante. “A gente faz investimentos, claro com apoio de recursos de emendas parlamentares, com recursos próprios é muito difícil arcar com tudo isso, para adquirir equipamentos, oferecer mais segurança, reforma e melhorias na estrutura”, explicou.
A unidade hospitalar está em reformas no Pronto Atendimento, setor do Raio-X e a construção da sala de tomografia. Dirce explica que a obra está em fase final, mas que tem gerado empenho para adaptação durante a conclusão. “O fluxo não está funcionando como deveria estar considerando essas reformas, vamos adaptando, ajeitando e tem funcionado. Vamos ter nova recepção, sala de triagem, consultórios novos, sala de emergência também, vai ficar muito funcional”, declarou.
Tomografia
A realização de exames de tomografia, que é um serviço aguardado há anos no hospital, está mais próxima de ser concretizada. A diretora do hospital esclareceu que a sala está construída, inclusive com aparelho na sala, mas ainda precisam ser respeitadas algumas etapas de homologação. “Após concluída a obra, ela precisa ser vistoriada, para emissão do laudo de conformidade, para aí ser cadastro o aparelho na vigilância sanitária”, concluiu.