Secretária de Educação de Taió usa tribuna da Câmara para apresentar ações
Durante a sessão foi anunciada a compra de 100 vagas para atendimento de crianças durante o recesso escolar
A educação foi o tema central da tribuna livre da sessão da Câmara de Vereadores de Taió nesta segunda-feira (07). A secretária municipal de Educação de Taió, Oládia Karla da Silva apresentou números da estrutura da Secretaria e ações que estão em desenvolvimento. O destaque foi para o plantão das férias de julho, que terá um sistema de contratação de vagas na iniciativa privada para famílias que não possuem rede de apoio e que comprovem a necessidade da vaga no período de 21 de julho a 1º de agosto.
A secretaria de Educação, Cultura e Esporte conta com 551 servidores, o que representa mais da metade do quadro do Município. Deste total 355 são professores entre temporários, efetivos e professores da educação especial.
São 2.309 alunos atendidos, sendo que 1.017 são da educação infantil que atende de zero a cinco anos, que estão matriculados em um dos 10 centros de educação infantil. Outros 1.292 alunos, com idade entre seis e 14 anos são atendidos por uma das duas escolas municipais.
A secretária destacou o resultado do programa Escola em Tempo Integral, realizado na Escola Prefeita Erna Heidrich, com alunos do 1º ao 3º ano, que frequentam a escola também no contraturno três vezes por semana. “Com esse programa, esse investimento, percebemos que o resultado é de 90% de alfabetização ao final do primeiro ano, algo fundamental aos índices de uma educação de qualidade”, declarou.
A Secretaria também é responsável atualmente pelos departamentos de Cultura e Esporte, o que demanda uma rotina ainda mais desafiadora. Oládia defendeu a separação da Cultura e do Esporte, conforme proposto na Reforma Administrativa. “É muita coisa que se faz na secretaria, por isso é importante separar a Educação da Cultura e do Esporte, porque eu vejo que a gente precisa direcionar cada departamento e intensificar em cada área”, ponderou.
Vagas no recesso de julho
As unidades educacionais estarão em recesso escolar entre os dias 21 de julho e 1º de agosto, conforme prevê a Lei de Planos, Cargos e Carreiras da Educação de Taió. A medida gerou uma preocupação aos pais que não possuem rede de apoio, ou não têm como pegar férias para cuidar dos filhos. A secretária anunciou a compra de 100 vagas integrais durante esse período em que as crianças serão atendidas no Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima (CNEC). “Fomos às entidades para saber a necessidade real, 100 vagas vão abraçar sim as crianças que precisam. Será fiscalizado esse período de plantão”, informou Oládia.
Os pais deverão se informar com as diretoras dos CEIs e apresentar declaração da empresa em que estão registrados.