Vereadores de Taió cobram medidas urgentes nas escolas

A segurança nas escolas foi o assunto que predominou na pauta da sessão do poder Legislativo taioense, realizada nesta terça-feira (11). Os vereadores apresentaram indicação conjunta em que pedem ao Executivo melhorias nas unidades escolares municipais urgentemente. Entre as indicações estão a sobrelevação de muros com altura mínima de 2,5 metros, instalação de portão eletrônico e interfones, além da contratação de agentes de segurança.

O presidente da Câmara, Ricardo Oenning (Kakai), comentou que visitou algumas das creches do município na semana passada para conferir a segurança nas unidades. “Temos que cobrar essas melhorias, muro, portão, portas com senhas e fiscalizar. Não podemos perder tempo, é muito importante essa contratação, se desse para ser segurança armada era melhor ainda, mas acho que foram contratados agentes de segurança”, declarou.

A vereadora Clarice Fonseca Longen informou que o município contratou segurança para atuar nas 11 unidades municipais de ensino. “Foram contratados 12 vigilantes, dois para a escola Prefeita Erna Heidrich, que é uma escola com maior quantidade de alunos e vão ser tomadas as medidas de proteção, como aumentar os muros. Nossos professores vão ser capacitados, vão receber curso para atender e acolher as crianças”, acrescentou.

O vereador Eder Ceola questionou o motivo da segurança contratada não ser armada. “Fico triste em saber que esses guardas não vão ser armados, é por causa do custo? O custo do guarda armado é R$ 100 mil e o custo do guarda não armado é R$ 50 mil que estão falando? Isso é uma vergonha, que pague os R$ 100 mil, a Educação tem dinheiro, é o setor que mais tem dinheiro em Taió”, indagou.

A vereadora Flávia Cristiani Raitz cobrou mais agilidade na tomada de atitudes e resposta à população. Infelizmente está demorando a tomada de atitudes, no mesmo momento do acontecido no mínimo nós deveríamos ter uma nota oficial da prefeitura dando esclarecimento a nós mães e nós pais que no outro dia tínhamos que deixar os filhos nas escolas e creches”, falou.

O vereador Joel Sandro Macoppi lembrou que esses ataques, que antes eram comuns só em outros países, têm ocorrido cada vez mais no Brasil. “São ataques que estão acontecendo de maneira rápida e cada vez mais próxima. Está mais que na hora de os municípios pensarem diferente e perceber que isso é uma realidade dentro do nosso estado e bem próximo de nós”, ponderou.

Spray de defesa pessoal

Outra indicação que entrou na pauta, foi a aquisição e distribuição de sprays de defesa pessoal para todos os professores que atuam na rede pública municipal.  A indicação foi protocolada pelos vereadores Eder Ceola, Joel Sandro Macoppi e Maria Zenaide Stringari. “Nós não podemos pagar para ver se os boatos que correm nas redes sociais vão ou não vão acontecer. Temos que ter treinamento com os professores para se defender, o spray é uma forma de defesa e temos que ter sim guardas armados”, disse a vereadora Maria.

Convocação da Secretária de Educação

O vereador Edésio Fillagrana apresentou requerimento em que convoca a secretária municipal de Educação, Katia Erkmann Woelfer para uso da tribuna, na próxima sessão que será realizada dia 18 de abril, para que possa apresentar todas as medidas recentes adotadas pelo Executivo municipal. O pedido foi aprovado por unanimidade. Se a empresa não atender os nossos requisitos as nossas expectativas vamos cobrar dela na semana que vem essas explicações. Temos que pensar no nosso futuro, que são as nossas crianças” declarou.

Escolas estaduais

Os vereadores apresentaram ainda indicação conjunta, de estudos de viabilidade em regime de urgência, para a contratação de vigilância para as unidades de ensino da rede estadual em caráter temporário. O objetivo é que sejam disponibilizados pelo município vigilantes durante o período de 60 dias, que é o prazo que o Governo do Estado estipulou para implantar as medidas necessárias nas escolas estaduais.