Vereadores solicitam recursos na Alesc

Mais Imagens

Uma comitiva formada por três vereadores de Taió cumpriu agenda na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os vereadores Edésio Fillagranna e Maria Stringari foram acompanhados do presidente da Câmara, Ricardo Oenning (Kakai) para visitar gabinetes e pedir recursos para Taió, além de apoio aos deputados para medidas importantes que possam auxiliar na retomada da economia local.

Os gabinetes visitados foram dos deputados Marcos Vieira, Vicente Caropreso e Oscar Gutz. Os vereadores protocolaram pedidos de emendas parlamentares  e tiveram a confirmação do deputado Marcos Vieira de duas emendas que somam 410 mil reais, sendo uma de R$ 200 mil para construção de uma praça no Loteamento João Paulo II, no bairro Padre Eduardo e uma no valor de R$ 210 mil para a pavimentação da Rua Carlos Knop, no bairro Vila Mariana.

Os vereadores também aproveitaram a movimentação nos corredores da Alesc para abordar os deputados e pedir agilidade na tramitação de medidas econômicas que possam auxiliar. "Nós solicitamos aos deputados que deem agilidade na tramitação de projetos que tratem de linhas de crédito especial como do Badesc, que é muito importante para a recuperação e manutenção do comércio e empresas em Taió", concluiu Fillagranna.

Visita à Secretaria de Agricultura

A agenda dos vereadores incluiu uma parada na Secretaria de Estado da Agricultura, para apresentar o relatório das perdas do setor. O Secretário Valdir Colatto informou que Taió foi o primeiro Município do Estado a apresentar esse relatório.

O documento feito pela equipe da Epagri em Taió confirma uma estimativa de perdas em R$ 37 milhões. Calcula-se que esse prejuízo possa ser bem maior, já que das 1.400 famílias de agricultores cadastradas no Município, apenas 284 produtores rurais preencheram o relatório de perdas. "Nós até conversamos com o secretário de Agricultura que muitos agricultores não quiseram registrar essas perdas, porque acham que é perda de tempo, nunca receberam ajuda. O Secretário nos confirmou que uma parte das sementes será enviada e também nos orientou a formalizar pedidos de máquinas e implementos, porque fomos muito atingidos", disse a vereadora Maria.