.

O presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Tiago Maestri (PSD) comemora a aprovação em primeira votação do projeto de lei que torna obrigatório o curso de primeiros socorros para profissionais que atuam na rede de ensino municipal, o texto que também possibilita a participação da rede estadual e particular em Taió, agora segue para a segunda votação.

A proposta foi sugerida pela base aliada ao Governo, além do presidente do Legislativo municipal, assinaram a indicação do projeto os vereadores Jaci de Liz (PSDB), Klaus Dieter Diel (MDB), Eduardo Poffo ‘Dudu’ (PSDB), Aroldo Peicher Junior ‘Peixinho’ (MDB) e Ademir Valle ‘Biro’ (PSD).

De acordo com o projeto apreciado em primeiro turno, o Município será obrigado a promover a capacitação dos funcionários das escolas municipais na temática dos primeiros socorros, nos chamados procedimentos simples e provisórios destinados às vítimas de acidente ou mal súbito no ambiente escolar.

O objetivo é proporcionar um primeiro atendimento enquanto o socorro especializado está a caminho, uma forma de aumentar as chances de recuperação em caso de emergência ou até mesmo ajudar a minimizar possíveis sequelas.

“É uma iniciativa que pode ajudar a salvar vidas, então se alguma criança ou adolescente for salvo com o auxílio de quem foi capacitado pelo curso, essa proposta terá valido muito”, declarou Maestri.

A capacitação será realizada mediante convênio com a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Bombeiros Militares, Associação de Bombeiros Comunitários, ou outra entidade que tenha o conhecimento técnico necessário. Os ensinamentos repassados precisam respeitar o Manual de Primeiros Socorros editado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os cursos serão ministrados sempre no período de férias ou recesso escolar e incluirão a grade de programação da semana de capacitação dos professores.