Escotismo marca sessão legislativa em Taió

Os vereadores receberam na última sessão do mês de abril, o Grupo de Escoteiros Pedra Áurea, que fez o uso da tribuna em comemoração ao Dia Mundial do Escoteiro, que ocorreu nesta segunda-feira, 23 de abril.

Durante o uso da tribuna, o chefe dos escoteiros em Taió, Francisco Stüpp o ‘Chico’ explicou como funciona o movimento escoteiro, fundado em 1907 pelo inglês Baden Powell. “O movimento alcançou o mundo, vários países tiveram adesão ao movimento e no Brasil chegou em 1910, movimento que cresceu muito e hoje está presente em 216 países”, informou.

A entidade é regulamentada em esferas estadual, nacional e mundial. Segundo os dados apresentados na tribuna, são cerca de 10 mil membros em Santa Catarina, mais de 100 mil no Brasil e 50 milhões de escoteiros ativos pelo mundo. A estimativa é que ao longo de mais de 100 anos, cerca de 500 milhões de pessoas tenham passado pelo movimento escoteiro. “Muita gente famosa, personalidades, ex-presidentes como Whashington Luís, Jucelino Kubitschek e Figueiredo. Outro dado que a gente gosta de frisar é que dos 12 astronautas que pisaram na lua, 11 deles eram escoteiros” complementou.

Os escoteiros são divididos em grupos que são chamados de ramos. O ramo Lobinho envolve crianças de seis anos e meio até 10 anos; o ramo Escoteiro reúne crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos; o ramo Sênior envolve jovens entre 15 e 18 anos; o ramo Pioneiro reúne jovens adultos entre 18 e 21 anos, acima dos 21 anos são escotistas adultos voluntários.

O método educativo utilizado é próprio e desenvolve a vida do jovem através de áreas de conhecimento intelectual, física, afetiva, espiritual e de caráter. “O movimento escoteiro tem por objetivo que as crianças e jovens assumam o próprio desenvolvimento, se tornem adultos responsáveis, atuantes na comunidade onde vivem”, falou Chico.

Escoteiros em Taió

O movimento escoteiro em Taió surgiu em 1996 com o Grupo de Escoteiros João Machado da Silva, que encerrou as atividades em 2002, por falta de membros voluntários. Em 2011 surgiu um novo grupo, o Pedra Áurea foi fundado em 09 de abril com a participação de 60 crianças, hoje os escoteiros de Taió contam com 77 membros, sendo 55 crianças e jovens e 22 adultos voluntários.

O grupo foi reconhecido pela União dos Escoteiros do Brasil com o prêmio Padrão Ouro, que é a condecoração máxima dentro dos escoteiros.  “É uma avaliação em cima das atividades e do método que a gente aplica, é um programa proposto pela União dos Escoteiros do Brasil. Através da nossa dedicação, a gente conquistou o Padrão Ouro”, concluiu.