Secretária de Saúde apresenta números de atendimentos em Taió

A secretária municipal de Saúde, Rozi Terezinha de Souza participou da sessão da Câmara de Vereadores de Taió realizada na noite desta quarta-feira (03). A participação atendeu a requerimento aprovado pelo Legislativo que solicitou a presença para o uso da tribuna e apresentação dos serviços e atendimentos realizados até outubro de 2021.

Durante o uso da palavra na tribuna, a secretária tratou de assuntos como média de atendimentos mensais, reformas e ampliações em unidades e também da programação para solucionar a demanda reprimida por exames.

Média de atendimentos e especialidades

Ao relatar a estrutura da Saúde, a secretária destacou que o Município possui seis unidades completas de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), o que inclui na equipe médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentista. Em média, são realizadas por mês cerca de 2 mil consultas médicas, mil consultas de enfermagem e 650 de odontologia.

De acordo com Rozi a organização de dois médicos como retaguarda às unidades básicas permitiu maior agilidade nos atendimentos. “Nós conseguimos eliminar com as filas nos postinhos de Taió porque temos dois médicos que fazem atendimento na Secretaria de Saúde, o paciente chega ao postinho e se acabou as consultas lá, a equipe do ESF acessa o sistema e agenda para um desses dois médicos atenderem no prédio da Secretaria de Saúde. Hoje o povo taioense não fica mais sem atendimento”, destacou.

Entre as especialidades a secretária destacou a média mensal de consultas de cardiologia com 95 atendimentos por mês, 30 pré-natais de alto risco, 193 consultas de psicologia, além de uma média de 387 atendimentos de fisioterapia entre equipe própria e credenciada.

Reformas

A reforma no ESF do Passo Manso também entrou na pauta, a secretária esclareceu que um vazamento de água no fim do ano passado comprometeu a estrutura como telhado e pintura e que foi necessário fazer uma reforma paliativa que foi orçada em R$ 33 mil. A unidade deve ter no ano que vem a reativação da sala de vacinas. “Nós conseguimos credenciar mais uma pessoa e em 2022 vamos reativar a sala de vacinas lá no postinho, não sei se vamos conseguir no primeiro semestre, mas no segundo semestre é garantido”, informou.

Ultrassonografia

A fila de espera por exames de ultrassonografia hoje possui uma demanda reprimida de 600 pacientes. A secretária destacou que o Município disponibiliza 200 exames por mês, que inclusive é uma média parecida com a de outras cidades da região que possuem número de habitantes próximo ao de Taió. “Eu fiz uma pesquisa com Ituporanga e Ibirama, eles também liberam 200 ultrassonografias por mês e vale lembrar que lá eles não têm demanda reprimida”, comparou.

A estimativa é que no início do ano que vem seja realizada uma ação para resolver a demanda reprimida. "Esse é um pedido do prefeito, eliminar drasticamente as filas por exames. Esse ano não foi possível fazer isso, por conta da pandemia, os procedimentos eletivos estavam parados e os exames vencem, então no início do ano vamos dar um plus”, concluiu.