Vereadores prestigiam inauguração de UBS

Mais Imagens

Os vereadores de Taió participaram da cerimônia de inauguração da Unidade Básica de Saúde Willy Busarello, no Ribeirão da Erva, que foi entregue na manhã de terça-feira (12), quando o Município completou 70 anos de emancipação político-administrativa.

A obra foi construída com a ajuda de recursos repassados pela Câmara à Prefeitura, da ordem de R$ 90 mil. O município fez ainda alguns outros investimentos com recursos próprios como a cobertura e a aquisição de mobília para o posto de saúde.

A nova unidade entregue era um anseio antigo da comunidade, antes os pacientes que buscavam por atendimento precisavam se deslocar para a localidade de Ribeirão Pinheiro para fazer consultas.

A estrutura da antiga escola modelo foi toda reformada e adaptada conforme as normas da vigilância sanitária. A obra também levou em consideração no projeto indicações dos próprios profissionais que compõem a equipe que atende a localidade. O atendimento será realizado uma vez por semana, as consultas e demais agendamentos na unidade começarão efetivamente a serem realizados na próxima quarta-feira, dia 20.

No discurso representando o Legislativo, o presidente da Câmara Tiago Maestri enfatizou o esforço feito por todos para tornar a obra possível. “Esse é o resultado da união entre os poderes e os partidos, é a união que constrói escolas, posto de saúde. As brigas políticas nunca construíram obras assim”, declarou.

Além do presidente da Câmara, estiveram presentes na inauguração os vereadores Aroldo Peicher Junior ‘Peixinho’ (MDB), Eduardo Poffo ‘Dudu’ (PSDB), Jaci de Liz (PSDB), Jair Alberto das Neves ‘Jinho’ (PP), Klaus Dieter Diel (MDB) e Valdecir João da Cruz ‘Capilé’ (PR).

A Unidade Básica de Saúde foi denominada Willy Busarello, através de uma indicação do vereador Dudu, que é o líder de governo na Câmara. O projeto de lei ordinário (PLO 033/2018) foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores nas duas votações que passou no plenário no ano passado.

O homenageado

Filho de Manoel e Ida Busarello, Willy Busarello nasceu em 14 de julho de 1931 e foi criado na Barra da Erva. Estudou na Escola Isolada da Barra da Erva e desde a infância trabalhou como agricultor para ajudar a família. Aos 22 anos casou com Íris Busarello com quem teve cinco filhos: Marly, Nelson, Onélia, Wilson e Nilsa e mudou para a localidade de Ribeirão da Erva.

O homenageado teve uma longa trajetória de serviços prestados para a comunidade, durante 25 anos foi presidente de igreja, fez parte da Diretoria de Ribeirão da Erva. Também ajudou na fundação da Cravil, onde atuou até se aposentar em 1991, ele fez ainda parte da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taió. Willy Busarello faleceu em 11 de dezembro de 2007 aos 76 anos.